Blog

Dia da Micro e Pequena Empresa: veja o cenário do setor no Brasil

No dia 5 de outubro, comemora-se o Dia da Micro e Pequena Empresa (MPE). Esse setor é extremamente importante para a economia brasileira, contribuindo tanto na geração do Produto Interno Bruto (PIB) quanto na geração de empregos. Continue a leitura para descobrir com a gente alguns dados importantes sobre as MPEs no Brasil.

Dia da Micro e Pequena Empresa: veja o cenário do setor no Brasil

São a maioria dos empreendimentos brasileiros
As micro e pequenas empresas representam a maioria dos registros no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Ao todo, são 12 milhões de MEIs, 6,6 milhões de microempresas e 896 mil pequenas empresas. Apenas 11% dos empreendimentos formais não pertencem ao segmento.

Maiores empregadores
As MPEs também são as responsáveis por gerar a maioria dos empregos no Brasil, com 52% dos postos de trabalho. Além disso, também são responsáveis por 40% da massa salarial brasileira. O setor é um grande agente da economia do país.

Importante contribuição ao PIB nacional
As micro e pequenas empresas contribuem com 29,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Sendo responsáveis por 27% de tudo que é produzido no Brasil.

Recuperação em andamento
Considerando os dados apresentados já é possível ter uma pequena noção do quanto o setor das MPEs é importante dentro da nossa economia. No entanto, foram esses empreendimentos que mais sofreram com os impactos da pandemia no ano passado e neste ano.
O avanço da vacinação puxou a crescente recuperação do setor que estava há mais de um ano lutando pela sobrevivência. Infelizmente, de acordo com dados do acompanhamento do SEBRAE e da Fundação Getúlio Vargas, em setembro, iniciaram as preocupações pela alta dos custos, devido à inflação. Seis em cada dez micro e pequenas empresas sentem-se pressionadas pelo custo dos insumos, do combustível, do aluguel e da energia elétrica.

PIX tem ajudado!
MPEs que aderiram ao PIX tiveram uma queda de faturamento 11% menor do que empreendimentos que ainda não aceitam a opção de pagamento. Atualmente, 77% dos pequenos negócios utilizam o PIX.

Parabéns a todas as micro e pequenas empresas!
*Dados extraídos de informativos do SEBRAE.
Junte-se à Server e esteja sempre preparado para as novas tendências no varejo. Clique aqui e agende uma apresentação.
 

04 de Outubro de 2021

Compartilhar

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok