Suporte técnico

Dia do Consumidor. Você conhece o seu?

Domingo, dia 15 de março, é celebrado o Dia do Consumidor, figura importantíssima para economia mundial e com a qual estamos sempre preocupados. Ano após ano pesquisas que traçam um perfil para o consumidor se repetem, no entanto as características apresentadas são sempre diferentes.

Dia do Consumidor. Você conhece o seu?
Tendências e “regras” do varejo mundial seguem os desejos e comportamentos desse público e para te manter atualizado listamos abaixo algumas características do consumidor atual.
Todas elas foram apresentadas na pesquisa Global Consumer Trends 2019, da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, com assinatura de Alison Angus e Gina Westbrook, divulgada pelo site da Revista Exame
 
Independentes
Os consumidores estão mais ávidos por informação, consomem de forma inteligente e são autossuficientes.  Ou seja, tomam suas decisões “sozinhos”, sem necessidade do auxílio ou dependência da credibilidade da marca. Com a tecnologia o consumidor busca as informações na internet e discute com amigos sobre a compra. Nas redes sociais, ainda é possível fazer reclamações e verificar a reputação da empresa. Esse é um momento em que a transparência na relação marca/cliente é de extrema importância.
 
Singulares mas plurais
Os novos consumidores valorizam o que é feito de forma mais personalizada, artesanal e, muitas vezes, local. As exuberâncias e os produtos feitos de forma massiva estão ficando de lado e dando lugar ao que é simples, mas singular. Essa tendência também vem de encontro com o pensamento de coletividade, que prefere consumir o que de alguma forma contribua com algo em que acredita. Desde a valorização da mão de obra local até a contribuição com uma causa ou projeto.
 
Imediatistas 
Facilidade e agilidade na hora da compra são aspectos levados muito a sério pelo consumidor atual. As transformações das novas tecnologias deixaram tudo ao alcance de um clique. Com os diversos compromissos do dia a dia, perder tempo é algo que não está no planner diário de nenhum consumidor. A pesquisa indica inclusive que é preferível gastar mais no produto, se esse lhe poupar algum tempo. Nesse contexto, soluções tecnológicas que auxiliem lojas a prestar um atendimento mais rápido e eficiente são de extrema importância.
 
Tecnológicos 
A verdade é a que tecnologia agrada, praticamente, todos os públicos. Em um mundo cada vez mais digital, quem não se inserir ficará para trás. Não é novidade que jovens são fieis adeptos das inovações tecnológicas, mas a pesquisa revela que inclusive faixas etárias mais maduras também se importam e valorizam a presença da tecnologia. Inserir esse ambiente digital no mundo físico e propor novas experiências de compra certamente são ações que vão conquistar o consumidor.
 
Sustentáveis
Nesse quesito podemos reunir diversos aspectos apresentados no estudo, como o consumo consciente: consumir o necessário, optar por produtos duradouros e menos agressivos, o possível, ao ambiente e à sociedade. As novas características também incluem a valorização do tempo para apreço próprio, seja sozinho ou acompanhado, mas valorizando mais os prazeres da vida off-line. 
13 de Março de 2020

Compartilhar:

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok