Blog

É tempo de pensar na Black Friday!

Dois meses para o início de novembro, mês que traz uma das datas que entrou para lista de favoritas do consumidor brasileiro, a Black Friday. Embora pareça cedo, já que a ilustre sexta-feira é no final do penúltimo mês do ano, é importante pensar nela com antecedência, até porque, seus clientes estão pensando. Siga a leitura com a gente, fique por dentro das expectativas e das dicas para aproveitar a data.

É tempo de pensar na Black Friday!

Os clientes estão de olho!
Recentemente, o UOL divulgou um levantamento que 92% dos consumidores brasileiros pesquisam os preços de serviços e produtos antes da Black Friday. 57% deles realiza essa pesquisa até dois meses antes da data. De tanto cair em promoções falsas, os consumidores passaram a se precaver, estudando preços com antecedência e analisando as melhores propostas. Isso também comprova que as pessoas se programam para comprar itens que já desejam há algum tempo na Black Friday.

Lojas físicas e online estão no páreo
Embora muitos pensem que a Black Friday não funciona bem na loja física, os consumidores afirmam que estão de olho em todas as opções. A mesma pesquisa do UOL revelou que 15% pretendem comprar em lojas físicas na data promocional, 4% a mais que no ano passado, e 38% analisarão as ofertas das lojas físicas e online. Ou seja, a melhor proposta conquista o cliente.

Organização e planejamento
Então, vamos às dicas! Mais do que ter ofertas, a Black Friday é uma disputa de sedução do cliente. Por isso, brigar apenas no campo dos preços não é a melhor opção. Aí entra a organização da data e planejamento. Você precisa pensar o que pode oferecer ao seu cliente para convencê-lo a escolher você no meio de tantas opções espetaculosas. Além de pensar na estratégia, com definição de durabilidade da campanha, preparar o evento com antecedência pode trazer economia para seu negócio. Mídias de divulgação, físicas ou online, ficam mais caras na proximidade data. Negociar os valores de forma adiantada é uma estratégia inteligente.

Crie expectativa
Faça com que o consumidor coloque você no radar de ofertas. Uma boa tática para instigar essa ação é dar início a divulgação da sua campanha com antecedência. Não é preciso explanar todas as informações logo no início, mas sinalize que boas oportunidades de compra estão sendo preparadas. Outra ação que gera resultado na captação da atenção do cliente é estender a Black Friday para Black Week, por exemplo, criando um clima de aquecimento para o dia em questão.

Esteja presente no digital
Você já deve estar cansado de saber que, mesmo tendo uma loja física, é essencial marcar presença no mundo virtual. Aproveite o poder de alcance das mídias digitais e divulgue sua campanha de vendas por lá. Lembra do live commerce que já comentamos por aqui? Pode ser uma ótima alternativa para levar os clientes ao PDV.

Faça diferente e foque na experiência
Aproveite a data para oferecer uma recepção diferenciada aos seus clientes, pense em brindes ou parcerias com outros estabelecimentos. Lance um serviço temporariamente, como venda consignada ou entrega em casa. Prepare o ambiente da sua loja de modo que o cliente deseje entrar nela. Experiências digitais e interativas na loja física podem atrair a atenção dos consumidores. Como o Smart Mirror, da Server, um espelho inteligente que reconhece o produto provado pelo cliente e fornece todas as informações sobre o item na tela. Além disso, ele também sugere peças similares ou que complementem o look e permite que o cliente solicite novas peças ao vendedor, sem sair do provador. Sem dúvidas, uma experiência diferenciada.
 
Prepare-se e tenha sucesso nas vendas desta Black Friday!
Junte-se à Server e esteja sempre preparado para as novas tendências no varejo. Agende uma apresentação aqui.
 

30 de Agosto de 2021

Compartilhar

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok