Suporte técnico

O Pix é um bom negócio para o varejista?

Nos últimos dias, o assunto Pix entrou em nossas vidas pelos mais diversos meios de comunicação. Mas só nesta semana o sistema de pagamento instantâneo brasileiro começou a funcionar. Com tantas informações e chamadas para cadastramento, o Pix tem gerado muitas dúvidas por aí. Então vamos a alguns esclarecimentos.

O Pix é um bom negócio para o varejista?
O que é o Pix?
O Pix é um sistema de pagamento instantâneo que surge como uma promessa de revolucionar o processo de pagamento em diversas situações.  Criado pelo Banco Central, o Pix está disponível para todo cidadão que possui uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento.

Como posso utilizá-lo?
Para utilizá-lo, basta entrar no aplicativo do seu banco, selecionar a opção Pix e informar a chave Pix, o que pode ser feito por meio de leitura de QR Code, e em 10 segundos o pagamento cai na conta do recebedor, sem qualquer custo ao pagador, quando esse for pessoa física. A chave Pix pode ser o CPF ou CNPJ, um número de telefone, um e-mail ou ainda pode ser gerado um código alfanumérico.

Qual a diferença para outras formas de pagamento?
Basicamente, o Pix é uma nova opção de pagamento rápida e simples e tem muitas vantagens quando comparada aos meios atuais. É mais rápida e ecológica do que os pagamentos em cédula. É mais rápida e econômica do que os pagamentos em cartão. E é mais rápida e descomplicada do que transferências como TED e DOC. Além disso, o Pix traz as transações financeiras para o ritmo imediatista que vivemos hoje, funcionando 24h por dia, inclusive em finais de semana e feriados.

Porque incluir o Pix na minha loja é um bom negócio?
O Pix é um facilitador no processo de pagamento por inúmeros fatores. A facilidade de uso do meio garante uma boa adesão dos clientes. Possui baixo custo para o recebedor e ainda elimina diversas taxas e custos com mediadores, como no caso de cartões e boletos bancários, já que transferência é direta.
É mais uma forma de pagamento que não necessita de um caixa fixo, garantindo mais versatilidade na sua loja física. Para vendas no e-commerce, o Pix é uma alternativa aos boletos que possuem uma dinâmica que dificulta a venda e a compra, principalmente em datas promocionais.
Os valores caem na sua conta em até 10 segundos, além de ser seguro e estar ao alcance de todos.

O que preciso fazer para receber pagamento de clientes pelo Pix?
O primeiro passo deve ser a certificação de que a sua instituição de pagamento seja autorizada pelo Banco Central, pois só assim você poderá utilizar o Pix. Então, também é preciso se integrar direta ou indiretamente aos agentes locais, para permitir o processamento de pagamentos pelo novo meio.
Feito isso, cadastre seu próprio Pix, vinculando ao seu CNPJ. Então, com a chave em mãos, procure seu fornecedor de software PDV para entender como utilizá-lo em seu sistema.

A Server já vinha preparando suas soluções para essa nova maneira de receber pagamentos e está quase finalizando a fase de testes. “Estamos em fase avançada de testes, é questão de algumas semanas para concluirmos. Como o PIX é muito recente e foi desenvolvido por entidades financeiras, as software houses tiveram acesso a ele somente depois de lançado. Fomos até onde era possível e agora que podemos vê-lo completamente, basta fazer alguns ajustes e testes finais”, comenta Diego Zanelatto, diretor técnico da Server.

Clique aqui para saber mais

23 de Novembro de 2020

Compartilhar:

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok