Blog

O que esperar da Black Friday 2021

A Black Friday está dando as caras por aí e o consumidor brasileiro já está na espera das promoções. No entanto, os varejistas precisam saber o que esperar da data para que possam preparar os descontos. Por isso, reunimos uma série de dados importantes para guiar as ofertas e ações. Segue com a gente para saber mais!

O que esperar da Black Friday 2021

Como foi em 2020
De acordo com uma pesquisa realizada pela Neotrust/Compre&Confie, ano passado a Black Friday movimentou R$ 5,1 bilhões, o que representa 31% a mais que em 2019. Desse total, R$ 3,1 bilhões foram movimentos no comércio eletrônico, setor que atingiu um crescimento de 24,8% em relação ao ano anterior.
A pesquisa Retomada do Consumo 2021 para Inteligência de Mercado Globo, realizada pela Behup, revelou que 80% dos consumidores compraram por novos canais de venda, como WhatsApp ou redes sociais.

Como será em 2021
Uma pesquisa realizada pelo Méliuz apontou que 71% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday e 25% dos entrevistados ainda não decidiram se comprarão ou não. Dos indecisos, 56% alegam que não sabe se os descontos valerão a pena, 28,1% dizem não ter situação financeira favorável, 10,3% nunca compraram na data e 2,7% compraram, mas tiveram uma experiência ruim.
No entanto, apenas 2,9% dos entrevistados afirmam que não pretendem ir às compras, a maioria por motivos financeiros. Os números animam e levam analistas a acreditar que a data pode render lucros ainda maiores que no ano passado.

Qual será o comportamento do consumidor
Economia é item obrigatório da lista de desejos dos brasileiros para a Black Friday. Sendo assim, de acordo com a pesquisa do Méliuz, o melhor preço lidera com 60,7% dos entrevistados, cupons de desconto e cashback somam 13,4%, frete grátis recebeu 12,6%, reputação da loja/marca é decisivo para 6,5%, e 5,7% levam as condições de pagamento em consideração.  
Eles já estão de olho nos preços! O Grupo RBS fez uma pesquisa com os consumidores gaúchos e 60% responderam que já estão pesquisando preços. Lembrando que já informamos aqui no blog a pesquisa da UOL que afirma que 92% dos consumidores brasileiros pesquisam os preços de serviços e produtos antes da Black Friday e 57% deles realiza essa pesquisa até dois meses antes da data.
Ainda de acordo com o Grupo RBS, 43,7% dos consumidores gostam de ver anúncios prévios com ofertas, 69,4% preferem a publicidade em sites e aplicativos para a tomada de decisão, mais de 80% afirmaram já ter comprado alguns produtos em função dos anúncios digitais e 55,8% do público consultado na Grande Porto Alegre afirmou consumir TV e Digital simultaneamente.

Onde os consumidores pretendem comprar
Diferente da pesquisa divulgada pela UOL alguns meses atrás, que dizia que 15% pretendem comprar em lojas físicas, a pesquisa mais recente, divulgada pelo Méliuz diz que apenas 8,9% dos entrevistados pretendem realizar as compras da data em loja física, 2,5% a menos que em 2020. O e-commerce é o grande procurado, 56,7% dos entrevistados pretendem realizar apenas compras online na Black Friday. Já 28,2% dos consumidores darão espaço para as duas opções.

Quando irão comprar
O estudo do Méliuz diz que 27,9% dos brasileiros farão compras ao longo de toda a semana. A madrugada de quinta para sexta vem em segundo lugar com 23,6% dos entrevistados, 41,8% a menos que ano passado. A manhã de sexta-feira é preferência de 15,7% das pessoas. A noite de sexta-feira tem 7,7% e a tarde 4,5%. Há ainda 16,5% que não sabem em que momento deverão fazer as compras.

Quanto pretendem gastar
Ainda seguindo os dados do estudo do Méliuz, 24,5% dos entrevistados dizem estar dispostos a gastar entre R$1000 e R$2999, 21% pretendem gastar entre R$500 e R$999 e 2,5% esperam gastar até R$99. Outros 17,1% não estipulam orçamento para a data.

Como irão pagar
Entre os entrevistados, 74% querem comprar no cartão de crédito para parcelar os valores, 23% usarão também o crédito, mas comprarão à vista, 11,5% comprarrão com Pix e 10,4% optarão pelo boleto.

Prepare-se e tenha sucesso nas vendas desta Black Friday!
Junte-se à Server e esteja sempre preparado para as novas tendências no varejo. Agende uma apresentação.

11 de Outubro de 2021

Compartilhar

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok