Blog

O que significa ser Great Place to Work

Neste mês de outubro a Server entrou para o seleto grupo de empresas certificadas como Great Place to Work. A conquista desse certificado requer muito trabalho e dedicação da empresa no cuidado com a cultura interna da organização. Tudo isso não acontece de um dia para o outro, é o reflexo de anos de construção de um ambiente de trabalho saudável, propositivo e acolhedor. Vem com a gente para entender melhor.

O que significa ser Great Place to Work

O que é a Great Place to Work?
A Great Place to Work é uma plataforma, fundada na década de 80, pelo jornalista Robert Levering, que avalia a satisfação dos colaboradores em relação às empresas nas quais trabalham e também auxilia esses estabelecimentos a proporcionarem um ambiente de trabalho melhor aos colaboradores.
Antes de criar a GPTW, Robert cobria assuntos relacionados ao trabalho, principalmente conflitos trabalhistas, e foi convidado a escrever um livro sobre as melhores empresas para trabalhar nos EUA. Na época, o jornalista recusou a oferta, pois acreditava que não existiam empresas boas para trabalhar na perspectiva dos funcionários. Robert chegou a fazer uma contra proposta, sugerindo um livro sobre as piores empresas para trabalhar, já que neste quesito não lhe faltavam exemplos. Com medo dos processos que o livro poderia gerar, a editora declinou da história.
Pouco tempo depois, o jornalista resolveu aceitar o desafio de encontrar boas empresas para trabalhar, com a condição de que faria do seu jeito. Como um bom profissional, Robert entrevistou milhares de funcionários, pessoalmente, dentro das empresas, porém, de forma confidencial. Para a surpresa do jornalista, existiam pessoas que adoravam as empresas nas quais trabalhavam, tinham bons relacionamentos com superiores e colegas de trabalho, além de condições de trabalho adequadas.
A descoberta impactou tanto Robert que ele decidiu criar um negócio chamado Great Place to Work, a fim de valorizar essas empresas que proporcionam ótimos ambientes aos colaboradores e também de despertar o interesse das demais em serem melhores. Hoje a GPTW atua no mundo inteiro avaliando e certificando empresas, além de prestar consultoria para aqueles que atingiram o resultado desejado.

Como funciona a certificação?
Para receber o certificado de Great Place to Work, as empresas devem solicitar o serviço de pesquisa de clima organizacional. Para ter acesso a essa plataforma de pesquisa, a empresa precisa pagar um valor para o GPTW que varia de acordo com o tamanho do empreendimento. Mas, ATENÇÃO, esse valor é pelo uso da plataforma, caso a empresa não atinja a nota necessária para a conquista do certificado, a empresa não será certificada.
Após a contratação do serviço, os colaboradores são convidados a responder a pesquisa, de forma anônima, e são instigados a dar respostas sinceras. Afinal, o grande objetivo por trás disso tudo é o crescimento organizacional interno da empresa. Tudo isso é feito de forma muito cuidadosa e transparente, tanto que a GPTW tem credibilidade reconhecida no mundo todo.
Assim que a pesquisa é realizada, o time da GPTW analisa as respostas, calcula a nota da empresa e produz um relatório que aponta quais aspectos ainda precisam ser trabalhados. Se a empresa ultrapassar a nota mínima, ela recebe o certificado de Great Place to Work, válido durante 12 meses.

Para que serve esse certificado?
Há muito tempo, pesquisas apontam que um ambiente de trabalho desagradável ou tóxico ou opressor reflete diretamente no desempenho dos funcionários. Com o surgimento de novas empresas, principalmente de tecnologia, os benefícios de um ambiente de trabalho agradável e propositivo ficaram cada vez mais evidentes. Esse novo conceito de relação de trabalho traz o tão sonhado consenso, sendo ótimo para os gestores, que contam com equipes mais eficientes e produtivas, e para os colaboradores, que se sentem acolhidos, compreendidos e felizes no ambiente em que passam a maior parte de seus dias.
O certificado é uma de garantia de que essa relação existe e de que a empresa se empenha na construção e manutenção dessa relação. É uma garantia para os funcionários que já trabalham no local e uma certificação para profissionais que estão em busca de um emprego. O selo também posiciona positivamente a empresa perante aos clientes.

A Server se orgulha em ser Great Place to Work e reforça o compromisso de trabalhar ainda mais para a construção de um ambiente cada vez melhor!
Junte-se à Server e esteja sempre preparado para as novas tendências no varejo. Acesse www.serverinfo.com.br e agende uma apresentação.

25 de Outubro de 2021

Compartilhar

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok