A omnicanalidade
Apesar de ser um conceito muito comentado atualmente, nem sempre sabemos exatamente o que ele significa. Por isso, vamos começar explicando o que é a omnicanalidade. A omnicanalidade ou omnichannel é um conceito tecnológico, disruptivo que visa entregar ao cliente múltiplos canais de acesso, de forma integrada e fluída.
O foco é oferecer a melhor experiência de compra, disponibilizando os recursos digitais e físicos cabíveis, sem rupturas no meio do processo. Dando autonomia para que o cliente decida onde quer iniciar e onde quer concluir a compra. Isso significa que lojas físicas e digitais devem estar integradas, assim como as redes sociais e qualquer outro canal de comunicação com o cliente.
Por onde começar?
Atualmente, a grande maioria das lojas físicas já não são totalmente físicas, estão presentes no WhatsApp, no Instagram ou no Facebook, ainda que não realizem venda por esses canais, abrem essa possibilidade de comunicação. E, como vimos acima, mesmo que você não tenha um e-commerce a omnicanalidade é uma realidade possível e necessária.
Neste caso, você pode começar integrando todos esses canais e fazendo com que eles sejam uma extensão das suas lojas. Unifique a comunicação, utilize essas facilidades para comunicar promoções e permita que seu processo de venda inicie por lá, apresentando os produtos solicitados pelo cliente, os valores, as formas de pagamento e, inclusive, o próprio pagamento. A ideia é facilitar e oferecer o melhor dos dois mundos. Conheça algumas ferramentas da Server que vão te ajudar nesta missão.
Catálogo Virtual de Produtos
O Catálogo Virtual de Produtos é perfeito para integrar o físico e o digital. Com ele, você utiliza os dados de seu CRM para criar uma relação de produtos exclusiva, totalmente virtual, para enviar aos seus clientes. Você pode realizar promoções especiais, apresentar novos produtos e coleções, por meio de poucos cliques, em uma tela intuitiva e descomplicada que traz praticidade e agiliza o processo. O Catálogo Virtual de Produtos foi criado para ser facilmente compartilhado e chegar ao consumidor de forma prática, podendo ser enviado pelo WhatsApp, Telegram, e-mail e outra redes sociais. Com a ferramenta, também é possível fechar as vendas à distância por meio de um link seguro de pagamentos. Após o processo realizado, cliente passa na loja e faz a retirada da compra.
Venda por WhatsApp
A facilidade de comprar por WhatsApp tem conquistado muitas pessoas por aí. O App é utilizado massivamente pelos brasileiros e já virou sinônimo de praticidade. Por isso, a Server lançou a opção de venda pelo WhatsApp, por meio de um link de pagamento seguro. Depois da venda é só combinar com o cliente se ele prefere retirar na loja ou receber em casa.
Smart Mirror
O Smart Mirror é uma solução incrível para ter mais convergência digital na loja física. É um espelho que interage com o cliente, por meio de toques na tela, apresentando informações sobre as peças levadas ao provador, sugestões de peças para completar o look ou peças semelhantes e ainda possibilita que ele solicite novos itens ao vendedor, sem precisar sair do provador. A ferramenta utiliza a tecnologia RFID para fazer o reconhecimento das peças sem a necessidade de nenhuma ação do cliente, mas também é adaptável para leitura de QR Code ou Código de Barras, caso seu negócio ainda não disponha da RFID. O Smart Mirror mescla experiências e facilidades digitais com o clima intimista e personalizado das lojas físicas.
BusinessShop Mobile
Outra solução maravilhosa para a loja física é o BusinessShop Mobile, uma espécie de caixa móvel. A ferramenta possibilita que todo processo de venda seja feito a partir de dispositivos móveis, como tablets, smartphones ou máquinas de cartão de crédito. Realiza consulta de estoque, cadastro do cliente e o pagamento com emissão de comprovante do cartão e impressão ou envio da nota via e-mail ao consumidor. Tudo isso, em apenas alguns toques.
O caixa móvel oportuniza mais dinamismo e autonomia aos seus vendedores que conseguem fazer todo processo de compra ao lado do cliente, de forma prática, afinal, os itens podem ser registrados no momento da escolha do cliente. Ao final, fica apenas a formalização do pagamento e realização do cadastro.
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