Blog

Problemas com o giro de estoque? A gente te ajuda!

A informação rápida e precisa é sua melhor aliada na gestão de estoque. Principalmente no momento atual, os impactos da pandemia causaram grandes transformações na atuação do varejo, seja por barreiras físicas ou mudança de comportamento do consumidor. Também devemos considerar a instabilidade sob a qual estamos vivendo, que dificulta qualquer projeção.

Problemas com o giro de estoque? A gente te ajuda!

O giro de estoque sempre foi um parâmetro importante, não apenas para a gestão de estoque, mas para gestão do negócio em geral, uma vez que um aumento no giro significa alta nas vendas e um atraso gera sérias consequências. Atualmente ele se faz ainda mais necessário para que seu negócio acompanhe as transformações no consumo e também no fornecimento. Segue com a gente para entender melhor!

O que é giro de estoque?
O giro de estoque é um indicativo que demostra o desempenho do seu estoque. Por meio dele, é possível saber como está a rotatividade dos itens armazenados, a aceitação dos clientes e, consequentemente, a saúde financeira de sua loja. Com isso em mãos, você pode traçar estratégias mais precisas para melhorar o desempenho de vendas.
O cálculo é básico e fácil, basta que você tenha um ótimo controle de entradas e saídas, estipule um período que deseja analisar e faça as contas. Existem duas formas: por itens e por valores.
Por itens:
Suponhamos que você deseja saber quantos giros o sapato X tem por ano. Pegamos a média de estoque do item e dividimos pelo número de vendas no ano. Exemplo: 500 vendas ao ano divididas por 50 pares de média de estoque, temos um total de 10 giros ao ano. O cálculo pode ser feito por coleção, modelo, marca, fornecedor, entre outros marcadores, de acordo com a sua necessidade.
Por valor:
Também existe o cálculo por valor investido no estoque. Ele segue a mesma lógica do anterior. Para isso você precisa ter uma média de valor de compra e calcular de acordo com o valor de compra e não de venda. Suponhamos que seu valor médio de compras é R$ 50 mil e o seu volume de vendas foi R$ 900 mil no ano (levando em consideração o valor de compra), dividindo 900 por 50 temos um total de 18 giros ao ano.
Tempo médio de reposição:
Para que você possa se planejar de forma mais precisa e em longo prazo, existe outro cálculo que se pode fazer e obter ainda mais informações sobre o giro. É um cálculo para saber o tempo médio de reposição. Vamos aproveitar o exemplo da conta de cima, se você tem 18 giros ao ano, basta dividir 365 (total de dias) por 18, resultando em 20, ou seja, seu tempo médio de reposição é a cada 20 dias.

Avaliação
Agora que já está bem claro o que é o giro de estoque e como você pode calcular, vamos às dicas de o que fazer com os resultados. Pegando o assunto da introdução, os impactos da pandemia, o momento é de reavaliação. Mesmo com muita instabilidade, nós já temos um ano inteiro de experiência para explorar. Por isso, nossa dica é: debruce-se sobre todos os dados que o giro de estoque pode lhe trazer sobre esse momento, defina os produtos que tiveram mais saídas e os que entraram para o esquecimento, analise seus fornecedores, tempo de produção e entrega, formas de pagamento.
Restabeleça todos os seus parâmetros, se o ritmo de vendas mudou, não adianta continuar trabalhando com índices que não representam a realidade. Defina seu estoque mínimo, atente-se para as datas promocionais, comunique e prepare sua equipe para as novas definições e estratégias. Lembre-se que o momento é de instabilidade e o planejamento deve ser flexível.

Faça o estoque girar
Estoque parado é sinônimo de capital imobilizado e em risco. O estoque gera custos de espaço, acondicionamento dos itens, segurança contra sinistros, entre outras situações. Além disso, alguns itens de consumo sazonais são desvalorizados a cada dia que em ficam parados no estoque. Portanto, um estoque saudável é um estoque com rotatividade.
Faça promoções criativas que ajudem a vender o que está parado. Avalie o que já deu certo com seus clientes, pegue ganchos do momento (datas promocionais), faça pesquisas com seu público-alvo. Reinvente-se! O momento é difícil, mas nós vamos superá-lo.

Software adequado
Um software adequado pode facilitar a sua vida em diversos setores, mas principalmente na gestão de estoque. A Server Softwares para Varejo é especializada nos segmentos de calçados, acessórios e vestuário. O software BusinessShop é completo, online e mobile, permite que você receba relatórios automáticos e personalizados e gerencie seu estoque no momento e local que desejar. Além disso, ainda disponibiliza a ferramenta Coletor Virtual, que facilita a realização do inventário e mantém os dados atualizados com toda precisão e agilidade da tecnologia RFID. A Server acelera a entrega de informação para que você possa focar nas estratégias.

Vem saber mais em www.serverinfo.com.br e solicite uma apresentação.

26 de Abril de 2021

Compartilhar

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok