Um novo ano está batendo na porta e gerando aquela dúvida: o que esperar desse próximo ciclo? Bom, não existe uma resposta absoluta para essa pergunta, muitas situações serão descobertas apenas ao vivenciarmos essas experiências. No entanto, existem algumas tendências que nos permitem realizar projeções, a fim de nos programarmos e estarmos preparados para as novidades do mercado. Por isso, fizemos um apanhado do que especialistas têm apontado para 2022 no varejo. Confira com a gente!
Tendências Tecnológicas
A especialista Laura Kennedy, analista de consumo da CB Insights, fez uma lista de novas tecnologias que estão surgindo por aí e devem ganhar o varejo em 2022. As projeções foram publicadas pelo portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Segundo a analista, a automação será a principal aliada dos funcionários do varejo nos próximos anos, gerando melhores resultados também aos empreendedores. Em uma tendência que anda no caminho contrário do pensamento de que a tecnologia acabará com empregos, pelo contrário, ela complementará e abrirá novas possibilidades.
Uma das principais tendências apontadas por Kennedy são os
preços móveis. Esse conceito consiste em um software que faça atualizações de preços com base em variantes como o estoque, promoções, histórico do cliente, entre outros indicadores. E isso não seria aplicado apenas de forma online, Laura fala em prateleiras com rótulos eletrônicos que se adaptam a esses fatores. Consegue imaginar?
Outra tendência apontada pela especialista tem nome de
headless tool que em uma tradução literal seria
ferramenta sem cabeça. Esse nome é atribuído aos softwares que simplificam o processo de venda, tornando ela mais direta. Como no caso das vendas pelo Facebook, Instagram e TikTok nas quais o usuário não sai da plataforma para realizar a compra.
O
caixa inteligente é mais uma tendência que já existe em alguns países, mas ainda não chegou ao Brasil. Com eles os clientes não necessitam escanear o código de barras de suas compras, ao colocá-las no carrinho ou cesto os sensores ou câmeras já assimilam a compra e vão gerando uma espécie de comanda. Ao final, o consumidor se direciona a um caixa automático e realiza o pagamento.
Tendências de mercado
O economista Carlos Thadeu de Freitas Gomes fez algumas projeções para o cenário econômico de 2022, publicadas pelo portal Poder 360. Segundo o especialista, o momento que estamos vivendo atualmente é o ápice da inflação doméstica e os preços devem baixar a partir do início do próximo ano. O IPCA, que deve fechar 2021 entre 8,5% e 9%, não passará dos 6% em 2022.
Com orçamento apertado, um dos principais recursos das famílias neste ano foi o crédito, o crescimento em operações deste tipo foi acima de 13%. Em 2022, esse crescimento deve ser menos expressivo, ficando em 8%.
No próximo ano, as famílias devem aumentar o consumo em 6% e o volume das vendas deve ter crescimento de 3%.
Tendências de comportamento
Outras tendências importantes são as ligadas aos comportamentos dos consumidores. Uma das que mais tem se destacado nos últimos e tende a continuar crescendo é o
consumo consciente. Os consumidores estão preferindo, cada vez mais, marcas sustentáveis, que demonstram preocupação com o meio ambiente e que têm projetos ligados às essas questões.
A faixa etária dos consumidores também tem se alterado. Idosos estão cada vez mais presentes e ativos no mercado de consumo. Atualmente, 14% da população brasileira é idosa e representa uma fatia de 20% do consumo no varejo. Esse público é o que mais crescerá nos próximos 20 anos.
E por último, mas não menos importante, o comportamento figital será uma exigência do consumidor que não quer ter que escolher entre as lojas físicas e as digitais, quer a facilidade de cada em convergência para sua maior comodidade.
Junte-se à Server e esteja sempre preparado para as novas tendências no varejo. Acesse
www.serverinfo.com.br e agende uma apresentação.