Blog

Seus clientes estão satisfeitos?

Apesar de todos os esforços para atrair os olhares dos clientes, de nada adianta conquistar a atenção e não promover uma experiência de compra satisfatória. Essa não é uma tarefa de exclusiva responsabilidade da equipe de vendas, existem pontos importantíssimos que fogem do alcance dos vendedores, é preciso que todos os setores do negócio estejam em sintonia. Vem com a gente para saber mais!

Seus clientes estão satisfeitos?

Ambiente de compra
Qual ambiente de compra você tem proporcionado ao seu cliente? Ele está em harmonia com o conceito da sua marca?
Lembre-se que o cliente é o carro-chefe do seu negócio. Por isso, ao entrar na loja, é ideal que ele sinta-se confortável, mas empolgado. Explorar novas tecnologias interativas, ajustar a playlist, regular a iluminação e expor elementos que inspirem possibilidades aos consumidores são ações que fazem a diferença. Olhe para seu público-alvo e pense em como criar um espaço instigante e divertido para ele.

Disponibilidade de produtos
Outro ponto importantíssimo na experiência de compra é a disponibilidade dos produtos oferecidos. Para que esse abastecimento funcione corretamente, é preciso que a gestão e o controle de estoque estejam sendo bem executados. É frustrante buscar por um produto específico e o estoque do item ter esgotado ou se apaixonar por uma peça que não tem o seu tamanho. Esses exemplos causam sensações negativas no consumidor que, muitas vezes, serão associadas ao seu estabelecimento, mesmo que inconscientemente, fazendo com que o cliente não retorne.
Nestes casos, também é importante escutar a equipe de vendas, a fim de analisar a situação e desenvolver estratégias de solução.

Formas de pagamento
A digitalização, de modo geral, está aí para nos provar que o mundo quer mais facilidades nas ações diárias. Obviamente, o varejo precisa se adaptar a essa nova realidade. Com as facilidades das compras online, sempre terá alguém com um produto similar ao seu, disposto a fazer pelo seu cliente o que você não faz. Facilitar o pagamento é uma das premissas principais desse novo momento. Informe-se, fique por dentro das novidades e atualize-se com tecnologias que serão vantajosas para você e seu cliente. Já falamos aqui, por exemplo, sobre relevância do Pix para os brasileiros.

Atendimento
Por último, mas tão importante quanto todos os outros itens citados, o atendimento também influencia, e muito, na fidelização dos clientes. O primeiro passo, em todas as etapas, é sempre olhar para as características e necessidades do seu público e pensar em como atendê-las com excelência. Faça treinamentos regulares com as equipes de vendas, demonstre confiança no seu time e esteja disponível para sugestões e apontamentos.

Avaliação
Faça do seu público, literalmente, a comissão avaliadora da experiência de compra proporcionada pela sua loja. Envie uma pesquisa de satisfação aos clientes, logo após a compra, por WhatsApp, e-mail ou SMS. Para engajar mais a participação, seus vendedores podem avisar o cliente sobre o posterior envio da pesquisa, antes de finalizar a compra, explicando a importância da participação dele. Descontos em uma nova compra também motivam as respostas.
A Server desenvolveu uma ferramenta que também ajuda a medir a satisfação dos clientes, de forma mais indireta. Com a Smart List, uma ferramenta de gestão da equipe de vendas, ao finalizar o atendimento, os vendedores apontam se venda ocorreu ou não e quais os motivos do respectivo desfecho. É possível utilizar esses dados para uma análise do que pode ser melhorado.

Foque na satisfação dos seus clientes, pois o sucesso do negócio será uma consequência!
Junte-se à Server e esteja sempre preparado para as novas tendências no varejo. Agende uma apresentação aqui.

21 de Setembro de 2021

Compartilhar

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok